Anatomia e morfologia da pele e cuidados a ter

A nossa pele é o principal e o maior orgão de comunicação do corpo humano com o ambiente externo, é o limite que separa e protege o corpo humano do meio ambiente. A pele representa  aproximadamente 5% do peso total do corpo humano. É através da sensibilidade da pele, onde ressoam com grande precisão as sensações de dor, o sentido do tacto, e as oscilações de calor e frio.

A pele é o orgão que serve de barreira impremeável que “inibe” as agressões externas , sem a pele seria impossível sobreviver.

No contexto anatómico da pele, muitas das funções vitais do organismo, tem uma ação participativa fundamental deste principal orgão que serve de separação entre o organismo interno e o ambiente externo.

Aparentando diversas espessuras, sensibilidades, brilho, calor, rugosidades, pregas, transparência e texturas. A sua forma de distribuição é também diversa, apresentando-se em regiões ósseas, onde se torna mais firme e deslizável, e a pele distribuida em partes mais moles pode apresentar maior tendência à flacidez.

Para além de ser o maior e o principal orgão do corpo, a pele é um forte indicador sobre a saude em geral da pessoa, porque espelha a sua condição geral, sendo que grande parte das patologias são expressas por manifestações dermatológicas. Como por exemplo, o stress psicológico, e outros problemas pessoais tem muitas vezes reflexo na condição da pele, apresentando-se como perturbações dermatológicas e até mesmo na cor e no brilho da pele.

A Classificação da pele varia entre espessa e fina de acordo com a estrutura da pele

Existe no corpo uma variação de pele, alternando entre fina e espessa, posicionadas em zonas específicas tendo também funcionalidades que se adequam ao tipo de zona onde se apresentam. Os termos fino e espesso referem-se apenas à epiderme, e não devem ser considerados quando se considera a espessura total da pele.

 

Pele Espessa

A pele espessa tem 5 camadas epiteliais e a camada cornea tem muitas camadas de Células. A pele espeça é localizada em todas as áreas com maior pressão e fricção para assim proteger-se das agressões e ter constituição suficiente para resistir aos impactos e agressões externas:

  • Palma das mãos
  • Planta dos pés
  • Pontas dos dedos

A pele espessa tem como funcionalidade, o alto grau de proteção à pele, permitindo que esta seja exposta a maior numero de agressões externas e ainda assim o corpo ser protegido. Sob a pele espessa existem as papilas da derme que estão posicionadas de forma paralela, contornando as curvas que dão forma à epiderme subjacente, nomeadamente as ipressões digitais nas mãos e a hieroglifos nos pés.

Pele Fina

Em todo o restante corpo a pele apresenta-se mais fina, mais fléxivel do que a densidade da pele espessa. As camadas da pele fina, são menos do que na pele espessa. Havendo uma camada granulosa que, normalmente é constituida por apenas duas camadas de células e a camada translúcida, por norma não está presente. A derme sob a pele fina, projeta-se para cima como papilas separadas e não produz as rugosidades que normalmente são observadas na pele espessa. Também, os pelos apenas emergem em pele fina.

Espessura da pele

A pele, de forma generalizada, incluindo a derme e a epiderme, varia de espessura entre os 0,5mm nas palpebras, e os 5mm na parte de trás dos ombros.

A superfície cutânea está sobreposto um estrato, constituido por substâncias segregadas pelas glandulas anexas à pele, designado por estrato hidrolipídico, que tem como função manter uma constante acidez à superfície, e impedir a proliferação bacteriana, e proteger todo o corpo contra as agressões externas. Esta glandula, tem como função, também, a regulação da temperatura do corpo, produz a vitamina D, e é sensível a estimulos como a dor, pressão e temperatura.

A pele funciona como uma protecção que protege contra a desidratação, mantendo os níveis de humidade, podendo também auxiliar na perseveração da temperatura do corpo.

 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *