Cosmética Ayurvédica Natural, o que é?

O Que é a Cosmética Ayurvédica Natural

A consciência do Ser humano e a percepção de que somos um SER integral que precisa ser cuidado por dentro e por fora e em todas as suas vertentes é cada vez mais um dado adquirido. A importância que cada vez mais se dá ao meio ambiente e e ao corpo como algo precioso, reflete-se também no mundo da cosmética, que procura conjugar a beleza, com a cura, com a harmonia emocional, fisica, energética e mental, aliadas à necessidade de também cuidar do planeta. Tendo em mente anti-poluição, reciclagem e biodegradação com a utilização de produtos naturais na realização de Cosmética Ayurvédica Natural.

Os cosméticos Ayurvédicos são feitos seguindo os princípios da medicina Ayurvedica, que visa o equilíbrio:

Físico – Cura pelos óleos vegetais e macerações com plantas naturais e águas florais
Emocional – Equilíbrio pelos óleos essenciais
Energético – Harmonização pelos óleos essenciais (aromaterapia e absorção pela corrente sanguínea) e água bio-energizada
Mental – Acalmar ou ativar através dos Óleos essenciais

Os Cosméticos Ayurvédicos,  naturais são feitos a partir de fontes naturais que podem incluir plantas e extractos vegetais.

A palavra “ayurveda” significa “a ciência da vida”, e cosméticos rotulados como ayurvédica deve aderir aos princípios antigos de beleza natural, vida longa e saúde positiva do sistema. Os iogis que primeiro defenderam ayurveda acreditam que a saúde deve ser mantida através do balanço de três energias primárias, os Doshas, e são vata, pitta e kapha. Vata é a força e direção de energia, pitta é a transformação de energia, e kapha é a forma de matéria.

O aumento de produtos de beleza ayurvédica, naturais, e terapeuticos no mercado é a resposta da indústria cosmética para os interesses dos consumidores que cada vez mais entendem e valorizam que todas as toxinas são prejudiciais ao corpo e ao equilibrio do Ser humano. E que manter rituais naturais para cuidar do ser como um todo, evita passar por processos de envelhecimento dolorosos. Embora os produtos holísticos e naturais produtos de beleza se estejam a tornar-se cada vez mais populares, o conceito de utilização de ingredientes totalmente naturais usados para a beleza já não é novidade.

Filosofia Ayurvédica e a Cosmética Natural

Ayurveda suporta uma filosofia holística. Além de produtos que abordam o tratamento natural da pele, cabelo e corpo, cosméticos ayurvédica enfoca a importância de um estilo de vida saudável e equilibrado. Acredita-se que a utilização de produtos de beleza naturais combinados com resultados alimentares saudáveis proporcionam um envelhecimento saudavel, mantendo o equilibrio do ser como um todo e mantendo uma beleza integral vinda de dentro para fora.

Para ser classificada como ayurvédica, os produtos devem conter nenhuma fragrância, cor ou conservantes artificiais, assim como ingredientes sem ser de origem natural. Os cosméticos Ayurvédicos também são livres de óleos minerais, pesticidas e ingredientes de origem animal.

Cosmética Ayurvédica, natural é amiga do homem, dos animais e do Ambiente

Preferencialmente são tidos cuidados como, a utilização de embalagens ambientalmente amigáveis, e os desenvolvedores de produtos não os testam em animais.

Embora a meta da produção de cosméticos holísticos seja para promover o bem estar espiritual, físico, energético e emocional sendo, nem sempre é facil ter uma postura comprometida e 100% fiel a este conceito, porque para se conservarem os produtos é necessário ingredientes artificiais que lhes deem alguma longevidade. Não existe um órgão oficial internacional que certifica os produtos rotulados como ayurvédicos, então a consciência de quem os produz é o maior fator de certificação e garantia com estes princípios tão especiais. Existem alguns produtores que classificam cosméticos naturais/biológicos/orgânicos, como sendo Ayurvédicos, mas só porque um produto é anunciado como sendo orgânico ou natural não significa que respeite os princípios da medicina ayurvédica.

Os consumidores têm de ser diligentes e prestar especial atenção aos ingredientes listados em produtos ou embalagens para confirmar que todos os ingredientes são 100% naturais.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *