Cosméticos naturais passo a passo, regras de higiene

higiene-seguranca-cosmeticos-naturaisPara fazer formulações de Cosméticos naturais passo a passo, é necessário cumprir os cuidados de higiene e segurança básicos para que tudo corra bem, e se obtenha os resultados esperados no final da realização dos Cosméticos Naturais.

Embora seja possível a realização de Cosméticos Naturais passo a passo em um ambiente informal, é necessário ter a sensibilidade e o profissionalismo, e respeitar todas as regras como se fosse num ambiente profissional.

Regras de Higiene a respeitar no fabrico de Cosméticos Naturais passo a passo

  1. Lavar bem as mãos, vestir uma bata de protecção, colocar uma máscara, rede no cabelo, óculos e luvas para manter todo o ambiente higienizado, evitando que caiam impurezas durante o processo de realização de Cosméticos passo a passo.
  2. É fundamental, Lavar, desinfectar/esterilizar e secar todo o ambiente/bancada de trabalho e respectivos utensílios e recipientes envolvidos no processo de realização de Cosméticos naturais passo a passo.
  3. A elaboração de Cremes naturais caseiros artesanais, utiliza ingredientes delicados e sensíveis, que necessitam todo o cuidado na sua utilização, evitando assim que se contaminem com bactérias ou que se alterem as suas propriedades naturais, tornando-se prejudiciais, transformando-se em fontes de bactérias.
  4. É preciso respeitar as temperaturas de armazenamento indicadas pelas fichas de cada produto apresentadas pelo fornecedor. Assim como as datas de validade dos óleos vegetais, dos óleos essenciais e outros ativos, e qual a sua base de fusão (se aquosa ou oleosa) para que as formulações saiam perfeitas e não se degradem durante o processo de realização dos Cosméticos naturais.
  5. Embora a realização de Cosméticos naturais, esteja dividida em 3 fases: Oleosa, Aquosa e de Ativos/Aditivos (arrefecimento), é na fase aquosa que se deve ter cuidados redobrados de higiene, visto que as bactérias proliferam na água e em todos os ingredientes solúveis em água, que não tenham conservantes. Esterilizar sempre todos os recipientes, utensílios e manter todo os espaço, mãos e tudo o que envolve em condições máximas de higienização.
  6. Utilizar recipientes e utensílios especificamente para o fabrico de Cosméticos Naturais passo a passo, e não utiliza-los para mais nenhum fim.
  7. Também os boiãos, onde vão ser colocados os cremes para serem usados no dia a dia devem ser submetidos a todos os procedimentos de higienização.
  8. Depois de realizados os Cosméticos naturais, os cremes devem ser arrefecidos completamente antes de serem colocados nos boiões e fechados, para evitar que se crie vapor de água no interior do recipiente. Este processo de armazenamento em boiões deve ser feito o mais breve possível, depois de concluídos os cremes de Cosmética Natural, e caso seja necessário acelerar o procedimento de arrefecimento pode-se utilizar o método de banho maria frio, para que os cremes de cosmética arrefeçam rapidamente.
  9. Depois dos cremes naturais serem colocados nos boiões, devem ser devidamente etiquetados, com os ingredientes nele usados, com a data de fabrico e data de validade.
  10. Os recipientes onde são colocados os cosméticos Naturais devem, preferencialmente, proteger da luz e manter sempre os cremes frescos. Os recipientes/embalagens para cosméticos naturais mais adequados seriam os que evitassem o contacto do creme com o ar, os airless, no entanto nem sempre é simples de adquirir essas embalagens e poderão utilizar-se boiões normais.
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *