Diferença entre hidratar e nutrir a pele com cremes de cosmética Ayurvédica

Qual a diferença entre um Creme com produtos Hidratantes e um Creme com ingredientes Emolientes (nutritivos)?

Esta é uma questão muito interessante e que ao ser distinguida pode ajudar a escolher melhor os cremes de tratamento e rejuvenescimento facial.

  • Cremes com ingredientes hidratantes são formulados para aumentar o teor de água para regar a pele
  • Os cremes com ingredientes emolientes mantêm a pele macia, alimentando-a, nutrindo-a e tornando-a mais elástica e flexível, evitando que o conteúdo de água na pele se evapore.

 Diferentes tipos de Ingredientes usados num creme ayurvédico facial de Rejuvenescimento

Função Exemplo
Emolientes Para amaciar, suavizar e nutrir a pele Óleos Vegetais
Oclusivos Barreira para bloquear a água de escapar da pele Manteiga de Karité e cera de abelha
Humectantes Atrai moléculas de água para a pele Glicerina Vegetal
Emulsificantes Para combinar moléculas de água com moléculas de óleo OliveM 1000 e Emulsifier n3

Um hidratante tem uma grande base de água e torna a pele macia e suave, a hidratação visa criar no interior da estrutura da pele uma camada de água que naturalmente forma uma película de barreira na superfície da pele para evitar a perda de humidade. O que naturalmente torna a pele mais macia e suave.

Os cremes hidratantes geralmente funcionam de duas maneiras com dois tipos de ingredientes:

  • Humectantes –  como ácido hialurônico, glicerina, sorbitol, propileno glicol, sorbitol, ácido lático e aveia coloidal, que funcionam atraindo moléculas de água para a pele.
  • Emolientes –  como óleo de amêndoa doce, óleo de damasco, manteiga de karité e manteiga de cacau, que funcionam suavizando a pele e formando uma camada protetora no topo, para evitar a perda de água ao revestir a pele com uma substância à base de óleo para atrapalhar a humidade dentro.

Geralmente, quanto mais seca for a pele, mais creme hidratante  precisa, para assim poder ajudar a banir as partes mais secas, e até a escamação ou pele partida, assim como rugas e envelhecimento da pele no geral. E, em teoria, um hidratante deve proteger sua pele da perda de água até se lavar o rosto, mas sabemos que isso nem sempre acontece por várias razões, uma das quais é uma poluição ambiental.

No entanto todos sabemos que a ingestão de água e uma desintoxicação ao organismo, assim como uma alimentação saudável, irão tornar os resultados de hidratação muito mais rápidos, visíveis e eficazes.

A Hidratação torna a pele mais “gorda” e flexível

As camadas superiores na epiderme precisam de um suprimento de água para se certificar de que elas são mantidas repletas e suaves.

Assim, os cremes faciais com ingredientes hidratantes são concebidos para  para aumentar o teor de água da pele e naturalmente fazer um processo de rejuvenescimento espontâneo. Eles geralmente contêm agentes oclusivos que mantêm a humidade de deixar a pele e os humectantes que atraem mais umidade para a pele. Então, em certo sentido, os produtos hidratantes costumam dizer que estão hidratando também.

A hidratação significa o reabastecimento real de humidade ou água nas células da pele e para tal é necessário um creme que ajude a restabelecer a  humidade da pele em primeiro lugar, mesmo antes de aplicar cremes para nutrir e alimentar a pele, que sem a água necessária, não estará esponjosa o suficiente e terá dificuldade em absorver os alimentos necessários à pele.

Nossa pele precisa ser Hidratada (água/humidade) e Nutrida (nutrientes/alimento/vitaminas)

Para restabelecer a beleza natural da nossa pele, precisamos de produtos hidratantes e emolientes, no entanto, isso não significa necessariamente que precisa aplicar dois produtos diferentes, porque em apenas um creme pode ter propriedades hidratantes (à base de água) e propriedades nutritivas e emolientes (Óleos vegetais)

Bem, não porque muitos hidratantes nos dias de hoje são projetados para ser à base de água, contendo principalmente ingredientes que ligam água, como ácido hialurônico com algum óleo. Mas diga se sua pele está muito seca, seria melhor usar dois produtos, como um toner hidratante ou soro hidratante, seguido de um hidratante mais rico.

Como aplicar hidratante para aumentar os benefícios de um creme nutritivo

Para que seja possível Nutrir uma pele, é necessário torna-la recetiva a receber os cuidados com os nutrientes necessários.

Então, depois de uma pele bem limpa e de preferência lavada com vapores para dar alguma água e abrir poros, para ficar bem limpa, pode-se utilizar um tónico hidratante, e posteriormente um creme com propriedades hidratantes e emolientes, é fundamental aplicar os produtos na pele quando ela está bem húmida e recetiva.

A aplicação de um creme hidratante e emoliente a um rosto húmido ajuda a bloquear a água das camadas superiores da pele e evita a evaporação. O emoliente + hidratante também ajudará a selar profundamente na pele, os benefícios hidratantes do tónico.

Hidratar de dentro para fora

A aplicação tópica pode ajudar a manter sua pele hidratada e flexível e protegê-la contra o stress ambiental, no entanto é mais importante hidratar a pele de dentro para fora.

Beber muita água é bastante importante para ajudar as células da pele a se manterem hidratadas – os especialistas parecem indicar o contrário, mas a minha pele geralmente se sente seca e apertada quando não bebo bastante água. Esta é uma realidade especialmente válida para quem tem peles secas e mistas e não tem retenção de líquidos (na medicina ayurvédica, pessoas de constituição Vata e Pitta, as de constituição Kapha devem beber menos água devido À retenção de líquidos)

Comer alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como nozes, linhaça, salmão e azeite também ajudará a manter nossa pele hidratada.

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *