Óleos Essenciais, o que são?

oleos-essenciais-poderesÓleos Essenciais, o que são?

Óleo  Essenciais são florais extremamente concentradas, em que 1 gota de óleo essencial equivale a 15 ou 20 chávenas da planta.

Óleos essenciais são substâncias orgânicas formadas pelas moléculas químicas responsáveis pelo aroma das plantas. Cada óleo possui propriedades terapêuticas específicas e podem ser obtidos a partir de processos de destilação a vapor de folhas, flores, madeiras ou resinas ou através da prensagem a frio das cascas dos frutos cítricos.

O óleos essenciais são um líquido obtido de uma planta, através de destilação ou extração química por solventes. Apesar do nome, ele nem sempre é um líquido gorduroso ou oleoso. Muito utilizado na medicina alternativa como a aromaterapia, os Óleos essenciais tem várias virtudes e exerce inúmeros benefícios para a saúde que são comprovados pelos resultados efetivos obtidos pelo seu uso.
Estima-se que 10% das plantas possam produzir óleos essenciais.
A aromaterapia é a medicina complementar que utiliza óleos essenciais.

A aromaterapia pertence à Fitoterapia.

Os óleos essenciais (OE) podem ser utilizados na medicina complementar funções de curativas (tratamento) ou preventivas. Os óleos essenciais são frequentemente muito eficazes no tratamento de doenças infecciosas, como a acne, a bronquite, a cistite, resfriados, etc.Os óleos essenciais já eram utilizados há milhares de anos, como no caso dos egípcios que usavam para embalsamar seus mortos. No entanto, é somente a partir do século 20 que os óleos essenciais começaram a ser estudados, incluindo ao nível químico e biológico. É importante saber que cada OE tem um grande número de moléculas (mais de 200).

Os óleos essenciais são terapeuticos e poderosos no equilibrio e tratamento de desequilibrios físicos, emocionais, mentais e energéticos. Quando utilizados na Cosmética Ayurvédica, podem desempenhar um papel profundamente terapeutico tão importante quanto o rejuvenescimento em si. O uso dos óleos essenciais na cosmética natural ayurvédica pode rejuvenescer o ser integralmente, mental/psicologico, estabilizar as emoções, tratar doenças e equilibrar energéticamente.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *