Óleos Vegetais e os Tipos de Pele/Doshas

Lavendelöl - Ätherisches Öl - LavendelÓleos Vegetais e os Tipos de Pele/Doshas
O que são Óleos vegetais
Óleos vegetais são gorduras naturais extraídas das plantas. O uso deles na indústria cosmética Natural é bastante amplo, tanto em produtos para a pele, como em produtos para os cabelos (não confundir com óleos vegetais de cozinha!)

Os óleos vegetais 100% naturais e puros são a melhor opção de veículo para se medicar com ervas ou óleo essencial para os tratamentos ayurvédicos. O óleo mineral não tem compatibilidade com a pele humana, suas moléculas são muito grandes e não penetram nos poros entupindo-os, além disso não possuem qualquer nutriente. Já os óleos vegetais tem alta compatibilidade (alguns mais de 98%) com a pele humana além de carregar uma quantidade enorme de nutrientes.

Confira os óleos vegetais mais indicados segundo a visão do Ayurveda:

Óleos para desequilibrios Vata (aumento de frio, secura e leveza): Gergelim e Rícino (óleos quentes e pesados).

Óleo para desequilibrios Vata-Kapha (aumento de frio): Mostarda (óleo quente)

Óleos para desequilibrios Pitta-Vata (aumento de calor, secura e leveza): Coco, Abacate e Oliva (óleos mornos).

Mais à frente iremos ver mais em pormenor Óleos vegetais para cada Dosha e tipos de Macerações que se podem fazer para equilibrar os Doshas.

Os óleos vegetais são extremamente versáteis e úteis, especialmente nos cuidados com a pele e cabelos. Muitos óleos vegetais são utilizados também para fins terapêuticos. O óleo vegetal de cada planta suas propriedades terapêuticas próprias.

São extraídos principalmente por prensagem a frio e maceração, preservando os óleos na sua forma mais natural e pura. Dependendo da planta, podem ser extraídos de sementes, vegetais e frutos.

Na aromaterapia, os óleos vegetais são também conhecidos como óleos carreadores ou óleos de base. São chamados carreadores, porque “carregam” (diluem) os óleo essenciais, e podem ser escolhidos de modo a completar as propriedades destes (se você não sabe do que estou falando, dê uma olhada nesse post para conhecer mais sobre óleos essenciais, vale a pena).

Diferença entre Óleos Vegetais e Óleos Minerais

Óleos Vegetais para sua Beleza!
Enquanto o óleo vegetal é natural, extraídos de plantas, o óleo mineral normalmente é extraído como subproduto do petróleo. Os óleos vegetais são mais leves e têm cosmética mais agradável. Já o óleo mineral tem textura mais espessa e forma uma barreira externa sobre a pele, lubrificando e protegendo (como em casos de queimaduras), mas podendo causar obstrução dos poros e glândulas, inclusive ressecando ainda mais a pele. Sempre que puder, opte por óleos vegetais, que são muito mais saudáveis.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *