Tipos de Óleos essenciais

Healthy Herbs

Cosmética Ayurvédica Natural

Existem diferentes tipos de Óleos essenciais, uns mais genuínamente fieis às caracteristicas das plantas, fornecendo maior fidelidade no seu potencial terapeutico, outros mais adulterados e menos poderosos na sua capacidade de desempenhar as funções terapeuticas no seu máximo.

Apenas os mais puros e mais naturais (biologicos) devem ser utilizados na beleza, estética e aromateriapia. E é necessário ter uma boa noção como podem ser utilizados os óleos essenciais e quais as suas contra-indicações.

Tipos de Óleos essenciais

 

Óleos essenciais Silvestres Esta é a forma mais pura de óleos essenciais, que se encontra disponível, que são retirados diretamente das plantas integradas na natureza.
Biológicos Estes óleos essenciais são extraidos de plantas cultivadas por processos orgânicos e com a utilização de fertilizantes e adubos 100% naturais
Naturais Os Óleos essenciais Naturais, não tem a certificação de que tenham sigo tratados organicamente, embora possam ter sido obtidos por métodos 100% naturais mas não podem ser considerados Biológicos.
Concretos Estes óleos essenciais são obtidos pela destilação de flores com solventes não bons tipo gás hexano, por não se poderem destilar com água. Durante o processo, o solvente evapora-se, e depois do arrefecimento obtem-se um creme espesso com um aroma/odor que é concreto. (não aconselhável para produtos 100% naturais)
Adulterados Os adulterados obtem-se pela adição de Óleos essenciais a outos Óleos essenciais, criando compostos. Ou adicionar outros óleos mais fáceis de obter e mais economicos para obter maior quantidade de um óleo, e assim torna-lo mais acessível à compra. Por exemplo adicionar Gerânio ou Palmarosa a um óleo de Rosa. Ou adicionar um Rosenol a um Óleo essencial de Rosa.
Absolutos  Este é um Óleo essencial obtido por uma maceração em alcool e posteriormente destilado (obtem-se pela pufificação do Concreto) – não aconselhável para produtos 100% naturais
Óleos essenciais Reconstituidos  Os óleos essenciais reconstituidos, os componentes são separados e unidos novamente para simular esências. É obtido alcool de outras essências através da destilação para obter o processo final. Por exemplo, para obter AE de Neroli (reconstituir)- Citronelol (citronela) + Geraniol (Gerânio) + Nerol (PetitGrain)
Oleoresinas  São Óleos essenciais destilados com alcool em vez de água, o que permite que outras substancias complementares possam ser extraidas, como ceras, resinas, etc. São processos realizados a baixa temperatura.
Sintéticos São essencias químicas que imitam os aromas dos óleos essenciais naturais. Não são produtos de qualidade e com o tempo podem mesmo ser muito prejudiciais se entram em contacto com as vias respiratorias ou pele.

 

Os óleos essenciais adulterados, sintéticos ou reconstituidos devem apenas ser utilizados para aromatizar ambientes como fragrancias e jamais devem ser utilizados como veiculos de aromatrapia.

Na cosmética Natural e na Cosmética Ayurvédica cada óleo essencial tem uma funcionalidade terapeutica especifica, e devem ser aliados a óleos vegetais específicos para obter os melhores resultados terapeuticos e de rejuvenescimento mais desejados.

Estes são alguns tipos de óleos essenciais, embora os mais puros, e obtidos por métodos mais organicos e biológicos, beneficiaram quem os usar com maiores poderes terapeuticos e de cura.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *