Como tratar manchas na pele

Tratar manchas na pele – Causas de manchas da pele

A Melanina é um polímero (macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores), a Melanina é responsável pela determinação da destribuição da cor da pele e do cabelo e esta presente na pele em diferentes graus. O aumento da produção de melanina em determinadas zonas do corpo altera a pigmentação e cor da pele, dando origem a manchas na pele que terão de se tratar.

O aumento da quantidade de melanina na pele é a causa da hiperpigmentação e manchas da pele,  o aparecimento de áreas escuras sobre a pele ou manchas da pele. A melanina, é a pigmentação escura da pele, e alguns fatores climatéricos, físicos  e até o tipo de alimentação podem criar alterações no aumento de melanina e aparecimento de manchas na pele. Existem várias formas e métodos de tratar manchas da pele, no entanto aqui vamos apenas referir processos de tratamento de manchas de pele de forma natural.

Alguns fatores que podem causar manchas na pele por aumento da melanina:

  • A exposição ao sol
  • A gravidez
  • Certas doenças
  • Envelhecimento
  • Distúrbios emocionais (vivência de situações destabilizadoras)
  • Mudanças de país com climas diferentes
  • Traumas

Todos estes fatores podem originar distúrbios físicos e emocionais, originando as condições internas para o aparecimento de manchas na pele pelo aumento da melanina. Depois para tratar as manchas de pele, terão de se corrigir os fatores em desequilíbrio que originaram este aumento excessivo de melanina.

As causas de manchas podem ser:

  • Externos – podem ser provenientes do meio ambiente, tais como a exposição à luz solar ou produtos químicos (betaxolol, minociclina, estrogênio, progesterona, etc.)
  • Internas – Distúrbios emocionais, alimentação. As manchas na pele podem sugerir problemas de fígado e desequilíbrios hormonais, entre outras coisas.

Embora as:

  • Sardas
  • Manchas senis
  • Manchas solares

Sejam causadas pela exposição a raios ultravioletas que podem igualmente afectar a produção de melanina e causar descoloração temporária ou permanente da pele causando manchas.

O aparecimento de manchas na pele das mãos e face é o mais comum de ver, no entanto este tipo de hiperpigmentação que causa manchas na pele pode ocorrer em qualquer lugar do corpo que possa ter sido exposta ao sol.

Zonas do corpo com cicatrizes tem grandes possibilidades de ser afetadas por descoloração da pele criando manchas.

Melasma é uma hiperpigmentação da pele que ocorre durante a gravidez, embora às vezes pode afetar homens também. Muitas vezes chamado de máscara da gravidez porque as manchas aparecem na face, especialmente o nariz e bochechas. Normalmente, esta desordem vai embora por conta própria após a gravidez e não causa grandes problemas.

Uma das formas de tratar manchas da pele é pela medicina Ayurvédica onde se podem encontrar formulas e ingredientes naturais poderosos para tratar as manchas da pele, seja ingerindo alimentos e chás, tomando suplementos, fazendo máscaras, aplicando óleos essenciais, fazendo profundas limpezas de pele, através de um peeling facial natural, usando o derma roller, etc.

Numa grande maioria dos casos de manchas da pele, o cuidado não será apenas cuidar das manchas exteriormente, embora seja fundamental usar produtos naturais de alta qualidade, de preferência feito artesanalmente porque aumentam as propriedades terapêuticas e energéticas do creme, será acima de tudo essencial que:

  • Se faça um trabalho de desbloqueio emocional através de contelações familiares, kinesiologia, hipnoterapia, ou outra temática terapeutica que ajude a libertar pressões e pesos emocionais e ajude a conquistar um sentido de vida e entusiasmo.
  • É fundamental uma desintoxicação do fígado, e para isso poderá recorrer a uma dieta alcalina, ingerindo alimentos que ajudem a alcalinizar o sangue.
  • Equilibrar o sistema hormonal através de medicamentos naturais ou ayurvédicos. Ingerir açafrão e fazer mascaras de açafrão (+ argila + limão + bicarbonato de sódio + Mel) ajudam no tratamento das manchas de pele.

O fígado e o sistema hormonal quando em desequilíbrio são potentes gatilhos para a criação de manchas na pele.

Aviso: Este artigo foi escrito apenas para fins educacionais e é baseado na tradição de Ayurveda. Não se destina a tratar, diagnosticar, prescrever ou curar qualquer condição de saúde ou substituir o tratamento ou o conselho médico padrão.

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *